Da escala da mão à escala da cidade
Missão
A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa tem por missão assegurar a criação, desenvolvimento e transmissão do conhecimento científico, artístico e técnico nos domínios da arquitetura, do urbanismo e do design.
A sua ação exerce-se num quadro de liberdade intelectual e artística e de respeito pela ética, garantindo o direito de associação, a valorização das pessoas e o desenvolvimento da sociedade.
A FA.ULisboa promove a participação de todos os seus membros na vida académica, no respeito pelos princípios democráticos, garantindo condições de liberdade de candidatura e independência no exercício de funções em órgãos colegiais, de responsabilidade e de integridade, e valorizando a igualdade de oportunidades. A Faculdade promove, de igual modo, a cooperação com outras instituições de formação e investigação no âmbito da Universidade e no plano nacional e internacional.
Sobre
A Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa - ou, simplesmente, a “escola”, como os seus membros gostam de a designar, - é, agora, uma das 18 faculdades e institutos que constituem a Universidade de Lisboa (ULisboa), que resultou da fusão entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa, em 2013. Apesar da sua história recente, a FA.ULisboa tem as suas origens remotas no século XVI.
A FA.ULisboa oferece cursos conducentes a grau nos três ciclos do ensino superior (licenciatura, mestrado e doutoramento) nas áreas científicas da Arquitetura, Urbanismo e Design. Além destes, disponibiliza cursos não conducentes a grau (estudos avançados e formação contínua) que facultam uma formação complementar a profissionais que pretendem adquirir conhecimentos mais aprofundados.
Esta ampla oferta formativa faz da FA.ULisboa a mais diversificada escola do país nas suas áreas, com cerca de 3 mil alunos. É também a instituição de ensino superior com maior número de alunos estrangeiros provenientes da Europa, mas também de países de outros continentes com os quais possui acordos de intercâmbio.
A sua principal característica é a formação através do projeto, segundo a qual os conhecimentos adquiridos em todas as disciplinas são aplicados na conceção de objetos que podem ir desde a escala da mão à escala do território. Apesar deste enquadramento, é objetivo da FA.ULisboa formar um leque mais alargado de profissionais, como consultores, investigadores e trabalhadores dos quadros públicos, em áreas ligadas ao ambiente construído, à cultura e à indústria.
Hoje, a FA.ULisboa aposta em formar profissionais capazes de trabalhar com a sociedade portuguesa, contribuindo para aumentar o seu potencial de inovação, de competitividade e de exportação. Por este motivo, favorece o desenvolvimento de projetos, de dissertações científicas e de estágios em colaboração com entidades públicas e privadas, de modo a fomentar o empreendedorismo e a abrir oportunidades futuras para os alunos.
A formação no 3.º ciclo é dirigida à investigação avançada nas três áreas disciplinares da FA.ULisboa, sendo enquadrada pelo Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (CIAUD).
Como escola moderna que tenta combinar tradição e inovação, a FA.ULisboa é uma instituição de referência na formação profissional de arquitetos, urbanistas e designers, assim como na produção de investigação especializada e interdisciplinar socialmente reconhecida.