“Como envolver ativamente os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas?” é a pergunta que dá o mote ao Seminário de abertura do novo programa ULTRA da Universidade de Lisboa. O Seminário conta com especialistas internacionais: Richard Felder e Rebecca Brent e realiza-se no dia 25 de janeiro, às 14h, online
O Programa ULTRA – Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens, surge com o objetivo de apoiar um número significativo de docentes das diferentes escolas da ULisboa, ao longo de um semestre letivo, na estruturação e implementação de metodologias ativas, garantindo suporte ao longo de todo o processo.
Este Programa destina-se a todos os docentes da ULisboa e tem início com o seminário aberto a toda a comunidade académica, a que se segue um conjunto de seis oficinas ativas onde serão abordadas práticas baseadas em evidências científicas e apresentados autores e estudos pertinentes.
A investigação científica recente tem demonstrado que os alunos aprendem melhor fazendo e refletindo sobre o que acabaram de fazer do que simplesmente ouvindo o que é suposto ficarem a saber. Embora uma boa aula expositiva possa instruir e motivar os alunos, a aprendizagem torna-se mais efetiva quando se utilizam métodos de ensino ativos. Este workshop interativo descreve e ilustra como os docentes podem envolver os seus alunos sem perderem o controlo da aula.
Programa:
14h00 | Abertura – A inovação e formação pedagógica na Universidade de Lisboa
Luís Ferreira (Reitor da Universidade de Lisboa)
Luís Castro (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa)
14h30 | Palestra convidada – “Como envolver os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas?”
Richard Felder (Professor Emérito de Engenharia Química da Hoechst Celanese, NC State University)
Rebeca Brent (Presidente da Education Designs)
16h00 | O Programa ULTRA
Sofia Sá (Consultora pedagógica)
16h30 | Encerramento
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfOq6Jl-Ihn62PokcPKkeSRp3hbswNYExFeXZYvhIJgWPEpxQ/viewform