A Trienal de Lisboa procura projectos auto-financiados que enriqueçam e se relacionem com a sua 7.ª edição, no Outono de 2025. A Trienal de Arquitetura de Lisboa quer promover uma produção independente à escala global, efervescente e diversificada. As propostas escolhidas integrarão o programa oficial da Trienal, partilhando este palco internacional com as exposições centrais.
Quão pesada é uma cidade? A questão que configura a 7.ª Trienal desafia a nossa compreensão dos espaços humanos: para lhe responder é necessário investigar uma nova dimensão planetária que enquadra a totalidade de artefactos tecnológicos ligados em rede, bem como dos fluxos de energia, materiais e de informação que os formam, e repensar as noções de cidadania num mundo que está profundamente transformado.
A cidade contemporânea sofre um processo de evolução incrivelmente rápido que perturba todas as estruturas e ciclos da Terra. Os seres humanos movem mais materiais do que rios e oceanos; colectivamente utilizamos mais energia do que nunca.
Para uma descrição mais detalhada do programa nuclear, consulte o site da Trienal de Lisboa.