Manual para 2º Ciclo - Educação para um território sustentável: compreender e transformar o espaço à nossa volta
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Manual para 2º Ciclo - Educação para um território sustentável: compreender e transformar o espaço à nossa volta, enquadra-se nas atividades desenvolvidas no âmbito do
Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis, uma iniciativa da Comissão da Arquitetura e da Paisagem que integra a Direção Geral do Território (DGT), o Instituto Público Património Cultural, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP) e a Ordem dos Arquitectos (OA), em parceria com a Direção Geral da Educação (DGE) e a Direção Geral dos Equipamentos Escolares (DGEsTE).
Este programa foi implementado durante o ano letivo 2023/2024 com produção e execução técnica realizada pelo Gabinete FAJúnior da Faculdade de Arquitetura, sob a coordenação da Professora Margarida Louro.
Ficha técnica da publicação:
Título: Manual para 2º Ciclo - Educação para um território sustentável: compreender e transformar o espaço à nossa volta Produção e Execução: Gabinete FAJúnior da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Coordenação: Margarida Louro
Autores: Carolina Bello, Eliana Nuñez, Francisco Oliveira, Inês Macias Marques, Margarida Louro
Colaboração: Marta Rodrigues
Design Gráfico e Ilustração: Rita Brandão
Entidade Responsável pela Edição: Direção-Geral do Território
Entidades co-editoriais: CAAP - Comissão de Acompanhamento da Arquitetura e da Paisagem (Direção-Geral do Território; Património Cultural, I.P.; Ordem dos Arquitectos; Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas) Financiamento: Fundo Ambiental
Data: março de 2024
ISBN: 978-989-8785-30-5
Sinopse da publicação:
O Manual para 2º Ciclo - Educação para um território sustentável: compreender e transformar o espaço à nossa volta, insere-se nas iniciativas do Programa Paisagem e Arquitetura Sustentáveis (PPAS) com o objetivo de fomentar a educação da arquitetura e da paisagem para a sustentabilidade. Esta abordagem visa dotar as novas gerações das competências necessárias para compreender e responder aos desafios ambientais presentes e futuros.
Destinado especificamente ao 2º Ciclo do Ensino Básico, este Manual foi concebido em consonância com os conteúdos curriculares, promovendo uma abordagem interdisciplinar no ensino. Constituindo-se um convite à exploração, ao entendimento e à transformação da relação que cada indivíduo estabelece com o espaço que habita.
Ao colaborar diretamente com a comunidade educativa e focar-se na literacia espacial, o PPAS, e em particular este Manual, estabelece as bases para incentivar uma evolução substancial na forma como as crianças e os jovens percebem e interagem com o mundo que os envolve, contribuindo assim para formar cidadãos mais conscientes, responsáveis, exigentes e ativos na criação e conservação do património, do ambiente construído e da paisagem.