O movimento de desinstitucionalização abre um vasto campo de possibilidades e desafios para quem atua na área social e na promoção da autonomia de pessoas com deficiência intelectual. Como tornar essa transição uma realidade inclusiva, justa e segura para todos? E quais são as ideias e soluções que podem guiar esse caminho?
Nesta conferência, será convidado a construir e cocriar respostas para essas questões, discutindo perspetivas e estratégias para transformar o futuro do cuidado.
O que o evento trará de especial?
A Dra. Alexandra Lopes abrirá a conferência com uma exposição aprofundada sobre o tema "A Desinstitucionalização", onde explorará os principais desafios e oportunidades deste processo. Em uma apresentação de cerca de uma hora, a Dra. Lopes nos trará um olhar estratégico sobre como as IPSS podem enfrentar e adaptar-se a essa transição.
Debate e Encontro de Ideias
Após a exposição, o Dr. Adalberto Ferreira moderará um debate inspirador com intervenções de vozes experientes e diversas:
A Sua Voz é Essencial!
Após o debate, o público terá um espaço para perguntas e comentários. Este é o momento de se expressar, questionar e contribuir com ideias que podem moldar uma nova realidade. Juntos, profissionais, famílias, gestores e clientes poderão refletir sobre as dificuldades e propor soluções que garantam uma desinstitucionalização sustentável, respeitosa e transformadora.
Não perca essa oportunidade de participar de uma troca de ideias que vai além das palavras e que pode realmente fazer a diferença!
Inscreva-se e venha construir o futuro do cuidado com a gente!
No dia 28 de janeiro pelas 15h00 no Auditório 3 na Fundação Calouste Gulbenkian.
A inscrição no evento tem caráter obrigatório e deverá ser feita através do formulário, AQUI.